Skip to content Skip to footer

O que fazer no

Morro de São Paulo

Há muito que fazer em Morro de São Paulo. Algo que é comum e que ocorre sempre é o hábito de, depois de curtir o dia de praia e antes de voltar ao hotel para descansar, as pessoas procuram um bom lugar para assistir ao pôr do sol.

Volta

à Ilha

Um dos passeios mais requisitados e cobiçados pelos turistas de Morro de São Paulo é a “Volta à Ilha”. Trata-se de um verdadeiro tour pelas ilhas de Tinharé e dá uma visão ampla do arquipélago, além de proporcionar ótimos momentos de relaxamento e diversão.

Para fazer o passeio com calma, é necessário reservar basicamente um dia inteiro do seu roteiro, mas, acredite, vale a pena. Você sairá da segunda/terceira praia por volta das 9h30 e retornará às 17h (dura em média 8 horas) . Uma dica amiga: recomendamos ir em dias de maré baixa, pois esse fator determina se o passeio terá 4 ou 5 paradas.

 

 

Centro

Histórico da Ilha

As belezas de Morro de São Paulo vão além das praias paradisíacas. É possível encontrar muitas ruínas históricas por lá. Aliás, a segunda cidade mais antiga do Brasil – Cairú – está nessas redondezas. O centro histórico da ilha é um verdadeiro museu a céu aberto, então você conhecerá lugares incríveis nesse passeio.

Um dos pontos centrais do trajeto, que com certeza você vai passar e parar, é a Igreja Nossa Senhora da Luz. Construída em 1628 para substituir a outra capela que existia aos pés do Farol, é considerada patrimônio histórico do local e completa a paisagem da pequena vila de Morro de São Paulo

Outros Passeios

Caminhada pela primeira, segunda, terceira e quarta praias com paradas para mergulho

Localizada na Ilha de Tinharé, a simplicidade baiana reina em Morro de São Paulo. E por lá ninguém perdeu muito tempo em nominar todas as praias. Em chamar, por exemplo, aquela de Praia Grande ou aquela outra de Praia Brava. Simplesmente, as praias ganharam o nome de acordo com a sequência em que aparecem.

Então, para o primeiro dia de roteiro, recomendamos uma caminhada da primeira à quarta praia da Ilha. Começando pela Primeira Praia – uma das mais visitadas pelos próprios moradores –, onde é comum encontrar o pessoal jogando bola ou apenas esticado na areia. A maior parte do comércio de Morro está por ali. Também é possível encontrar nela uma série de casas perto do mar. É literalmente abrir a porta de casa e pisar na areia.

A Segunda Praia é a mais movimentada entre todas as praias ao redor. Durante o dia, é o lugar ideal para quem está com preguiça de andar. É só procurar uma das cadeiras para alugar por lá. À noite, além do movimento dos restaurantes, boa parte com música ao vivo, é possível encontrar diversas barracas de caipifruta.

Menos movimentada e mais distante da vila, por isso boa para ver corais e peixes, a Terceira Praia é considerada o ponto mais complicadinho para a caminhada. Quando a maré sobe, a faixa de areia desaparece. Houve um tempo em que era mais difícil atravessar ali, mas, hoje em dia, há um caminho acima da praia, pelo qual é possível circular tranquilamente.

E, por fim, a Quarta Praia, que tem menos estrutura que as suas antecessoras. Trata-se de um lugar para quem prefere praias mais selvagens e tranquilas. Antigamente, inclusive, nem existiam hotéis e pousadas por lá. Mas, com o decorrer do tempo, o local foi ganhando novas construções.

Quanto ao trajeto, não se preocupe, porque, sem paradas, é possível percorrer todas em cerca de 30 minutos. Mas é claro que o percurso merece uma pausa para um mergulho, né? Então vai depender do seu ritmo.